A Prefeitura de Paris aprovou o projeto paisagístico de Gustafson Porter + Bowman para os arredores da Torre Eiffel. O projeto é resultado de uma competição internacional de 2019 que buscou redesenhar o eixo de 2 quilômetros que leva à Torre Eiffel, conectando Place du Trocadéro, Palais de Chaillot, Pont d'Iéna, Champ de Mars e a Academia Militar. O plano paisagístico redefine este icônico espaço verde em Paris, aumentando as áreas verdes em 35% e adicionando mais de 200 novas árvores, além de tornar a ponte de Iena exclusiva para pedestres.
Antecipando os Jogos Olímpicos de 2024, Paris busca aprimorar a experiência do pedestre ao redor da Torre Eiffel, destacando as qualidades da estrutura e melhorando as conexões em todo o local. “A primeira fase do projeto transformará a rotatória do Trocadéro em um conjunto de platôs gramados com vistas para a Torre Eiffel, aumentará a quantidade de árvores ao redor da fonte Varsovie, adensará a área verde em todo o Quai Branly e requalificará os jardins ao redor da Torre Eiffel”, diz Mary Bowman.
Estamos muito satisfeitos que o projeto Tour Eiffel "One" esteja entrando na primeira fase de construção. Este é um momento importante que tornará um grande marco histórico mais acessível às pessoas e mais sustentável e resiliente do ponto de vista ambiental. Também trabalhamos para aumentar a biodiversidade em todo o local, incluindo modificações na iluminação histórica para atender aos novos padrões. — Kathryn Gustavo.
Com 7 milhões de turistas subindo a Torre Eiffel a cada ano e 30 milhões visitando o local, o projeto melhorará a acessibilidade, aliviará a superlotação e criará uma paisagem resiliente. As obras começarão na metade deste ano e a primeira fase deverá ser concluída a tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024.